METRON e PURECONTROL unem forças para acelerar a descarbonização da indústria através da otimização e eficiência energética das infra-estruturas de gestão da água

LOGO METRON
Purcentol Logo

Paris e Rennes, 9 de março de 2023 - METRON e Purecontrol assinaram um acordo de parceria estruturante para acelerar a descarbonização da indústria através da otimização dos processos industriais pela inteligência artificial. Combinando a expertise da METRON em análise e monitoramento do consumo de energia e a expertise da Purecontrol em gestão de energia em tempo real e otimização de ativos, particularmente no setor de água, esta parceria permitirá o desenvolvimento de uma nova oferta destinada a reduzir a pegada energética dos atores industriais.

Diante da dupla crise energética e ecológica, o setor industrial está agora mais do que nunca diante da necessidade de repensar seu uso, consumo e gestão de energia, a fim de embarcar em uma trajetória ambiciosa para reduzir sua pegada de carbono. Como a indústria é responsável por quase 20% das emissões de gases de efeito estufa na França, a descarbonização do setor industrial é uma prioridade para o setor e para a sociedade como um todo.

Com esta convicção e sua experiência em apoiar mais de 200 agentes industriais, a METRON e a Purecontrol vêem nesta parceria a oportunidade de reunir suas respectivas competências para acelerar a descarbonização do setor. Esta nova oferta combina o mapeamento, análise e monitoramento em tempo real das ferramentas de consumo de energia da METRON com o software de gestão e otimização de energia Purecontrol.

Através desta parceria, a pegada energética da infra-estrutura de tratamento e gestão da água, que muitas vezes representa um ponto cego nas trajetórias de descarbonização da indústria, também pode ser reduzida. As despesas relacionadas à energia representam, em média, até 70% do orçamento de um local de gestão de água.

O Purecontrol tem trabalhado desde 2017 ao lado de uma ampla gama de atores no campo da gestão da água e desenvolveu notavelmente uma ferramenta de direção que pode reduzir, graças à inteligência artificial, a pegada energética dos sistemas de aeração de bacias em estações de tratamento de águas residuais em até 30%, que é o item de maior consumo de energia no processo de tratamento de água.

Nos últimos 10 anos, a METRON tem apoiado mais de 20.000 locais no mundo inteiro em seu gerenciamento de energia, utilizando ferramentas de análise e monitoramento em tempo real que permitem às empresas alcançar até 15% de redução em sua pegada de carbono.

A natureza complementar dessas ofertas proporcionará aos clientes de ambas as empresas um conhecimento mais amplo e detalhado de todos os parâmetros envolvidos no consumo de energia de um local, e assim permitirá uma melhor otimização dos processos industriais.

Esta parceria também visa proporcionar maior visibilidade sobre o desempenho energético das instalações industriais, permitindo o monitoramento centralizado de múltiplos locais, particularmente para os atores da gestão da água.

Esta parceria é uma nova alavanca, acessível, abrangente e operacional à disposição dos atores industriais para enfrentar os desafios da crise energética e comprometer-se com uma redução sustentável da pegada de carbono de todas as suas atividades.

Gautier Avril, co-fundador da Purecontrol:

"METRON analisa o carro inteiro, onde o Purecontrol controla o cruise control. Esta aliança estratégica marca uma aceleração para a descarbonização, fornecendo uma solução completa. Estamos convencidos de que é combinando os pontos fortes de empresas como a nossa que seremos capazes de contribuir para a transição ecológica de forma eficiente".

Vincent Sciandra, CEO da METRON:

"Esta parceria com a Purecontrol demonstra nossa vontade de agir mais rapidamente e com mais força para a descarbonização da indústria e das infra-estruturas locais, combinando conhecimentos técnicos altamente complementares. Estou encantado com esta abordagem de parceria, que proporcionará a nossos clientes melhor conhecimento, visibilidade e transparência no consumo de energia".

Sobre o Purecontrol:

Fundada em 2017, a Purecontrol alavanca a inteligência artificial para reduzir significativamente os custos operacionais, o consumo de energia e otimizar as operações para os setores de gestão de água, industrial e de energia renovável. O Purecontrol economizou 1,6 milhões de quilowatts-hora em 2021, e mais de 1.000 toneladas de CO2. Hoje implantada em mais de 200 locais, a solução comprovou sua eficiência nos processos graças ao monitoramento em tempo real das instalações e análise de dados. Em 2021, a Purecontrol obteve o selo Greentech Innovation do Ministério Francês de Transição Ecológica na categoria "eficiência energética", demonstrando assim a dimensão eco-inovadora das soluções fornecidas.

Para mais informações: www.purecontrol.com

Sobre a METRON:

A METRON é uma empresa francesa de cleantech cujo objetivo é digitalizar a energia para descarbonizar territórios. A solução de software desenvolvida pela METRON permite às empresas de todos os setores analisar e otimizar seu consumo de energia em tempo real e reduzir sua pegada de carbono. Fundada em 2013 em Paris, METRON conta com mais de 150 funcionários em todo o mundo. Os principais atores do setor de energia reconheceram a METRON como um agente de mudança global: classificada no "Cleantech 100" em 2022 (São Francisco) e no francês Tech Green20 em 2021 e 2022, e premiada pela BloombergNEF (Nova York) em 2019, entre outros. A solução METRON também é certificada como "Solar Impulse Efficient Solution" para o mundo.

Para mais informações: metron.energy

Contatos com a imprensa: